sábado, 2 de junho de 2012


Geração espontânea ou abiogênese

Abiogênese ou geração espontânea é conhecida como uma hipótese de que os seres vivos poderiam se originar de matéria morta, ou seja, espontaneamente da matéria bruta. Até meados do século XIX os cientistas acreditavam nesta hipótese.  

Alguns cientistas começaram a contestar esta hipótese da geração espontânea e passaram a defender a hipótese da biogênese, que tem como principio que um ser vivo só pode se originar de outro ser vivo. 



JOHN NEEDHAM     X     LAZZARO SPALLANZANI

Algumas hipóteses foram elaboradas para se explicar o surgimento da vida em nosso planeta, alguns cientistas acreditavam que poderia ser por abiogênese em quanto que outros acreditavam fielmente na hipótese da biogênese, como aconteceu com JOHN NEEDHAM e LAZZARO SPALLANZANI.


Imagem retirada do site a seguir:  http://biogeneseabiogenese.blogspot.com.br/

JOHN NEEDHAM (1713-1781), pesquisador inglês – Defendia a abiogênese e tentou comprovar que essa hipótese havia fundamentos, através de um experimento.
Needham colocou caldos nutritivos em alguns recipientes, aqueceu por algum tempo e em seguida vedou os recipientes. Depois de alguns dias ele constatou que os caldos estavam repletos de microorganismos, o que poderia confirmar a verdade da geração espontânea, uma vez que os líquidos foram aquecidos e os recipientes tampados.


 Já LAZZARO SPALLANZANI (1729-1794), padre e pesquisador italiano – repetiu a mesma experiência de Needham, a única diferença foi que Spallanzani ferveu os líquidos um tempo maior que Needham. Depois de alguns dias Spallanzani constatou que os líquidos estavam livres de microorganismos, confirmando assim a hipótese da biogênese.

Segundo Spallanzani, Needham havia submetido a solução à fervura por um tempo muito curto, daí não foi destruídos todos os micróbios já existentes, dando a possibilidade de ploriferarem novamente.

Já Needham criticou Spallanzani, dizendo que com o tempo longo usado para aquecer o liquido, Spallanzani havia destruído a força vital (princípio ativo) que dava vida a matéria e deixou o ar desfavorável, o que impedia que novos seres vivos surgissem.





Referências
 
Acesso 02 mai. 2012.
Acesso 02 mai. 2012.

 Acesso 02 mai. 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário